Destaques

Inscrições para o 27º ENCOB estão abertas e Fortaleza se prepara para receber o maior encontro sobre gestão das águas do Brasil
Estão abertas as inscrições para o 27º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), que será realizado de 7 a 12 de dezembro de 2026, em Fortaleza (CE). Reconhecido como o principal fórum de debates sobre recursos hídricos do país, o evento reunirá representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas, órgãos gestores, conselhos de recursos hídricos, instituições de ensino e pesquisa, usuários de água, organizações da sociedade civil e especialistas de todas as regiões do Brasil. Promovido pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), o ENCOB é um espaço consolidado de diálogo, troca de experiências e construção coletiva de propostas para o fortalecimento da Política Nacional de Recursos Hídricos e da gestão participativa das águas. Nesta edição, Fortaleza será o centro das discussões sobre governança hídrica, segurança hídrica, mudanças climáticas, participação social, inovação e sustentabilidade. A programação contará com palestras, painéis temáticos, mesas de diálogo, oficinas, atividades de integração e visitas técnicas, proporcionando aos participantes uma ampla oportunidade de aprendizado, articulação institucional e compartilhamento de boas práticas. Para o coordenador da Comissão Local do 27º ENCOB, Aridiano Belk, a realização do encontro no Ceará representa uma oportunidade estratégica para fortalecer o debate sobre a gestão das águas no país. “Receber o ENCOB em Fortaleza é uma grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de mostrar ao Brasil as experiências e os avanços do Ceará na gestão dos recursos hídricos. Estamos preparando um encontro acolhedor, participativo e representativo, que valorize o protagonismo dos Comitês de Bacias Hidrográficas e fortaleça a construção coletiva de soluções para os desafios da água em nosso país. Convidamos todos os atores do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos a se inscreverem e participarem deste grande momento de integração e troca de conhecimentos.” A expectativa da organização é reunir participantes de todos os estados brasileiros, consolidando mais uma vez o ENCOB como o maior evento nacional dedicado à gestão das águas e ao fortalecimento dos colegiados de bacia. Segundo Thamires Mercês Gomes, assessora de comunicação do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, o início das inscrições marca oficialmente o processo de mobilização nacional para o encontro. “A abertura das inscrições marca o início de uma nova etapa na mobilização nacional para o 27º ENCOB. Mais do que um evento, o encontro é um espaço de conexão entre pessoas, territórios e experiências que fortalecem a gestão participativa das águas no Brasil. Nossa expectativa é ampliar ainda mais o alcance do ENCOB, envolvendo representantes de todas as regiões do país e promovendo debates estratégicos sobre governança, sustentabilidade e segurança hídrica. Convidamos todos a garantirem sua inscrição e fazerem parte dessa construção coletiva em Fortaleza.” As inscrições já podem ser realizadas na plataforma oficial do evento. A organização recomenda que os interessados garantam sua participação com antecedência para acompanhar as novidades da programação, atividades paralelas e demais oportunidades que serão divulgadas ao longo dos próximos meses. Inscrições -links abaixo:https://www.even3.com.br/27-encontro-nacional-de-comites-de-bacias-hidrograficas-27-encob-737057 https://fncbh.org/ Contato para imprensa e comunicação Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Gestão sustentável da água fortalece nova etapa da irrigação no Brasil
Ogoverno federal assinou, nesta segunda-feira, 8 de junho, uma portaria que amplia a flexibilidade para utilização dos descontos na conta de energia elétrica destinados à irrigação e à aquicultura. A medida, que dá cumprimento à Lei nº 15.235/2025, beneficia produtores rurais que utilizam sistemas de irrigação e dependem da energia elétrica para bombear e distribuir água nas lavouras. A medida foi apresentada durante o Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães (BA). Na prática, os irrigantes poderão escolher com mais liberdade os horários em que utilizarão a energia com desconto. Antes, o benefício estava concentrado em períodos específicos do dia. Agora, poderá ser utilizado dentro de uma janela mais ampla, entre 21h30 e 17h do dia seguinte, de forma contínua ou fracionada, conforme as necessidades da produção. A mudança permite que o produtor adapte a irrigação aos momentos mais adequados para cada cultura e às condições climáticas locais, como durante a madrugada ou nas primeiras horas da manhã, quando há menor evaporação da água e maior eficiência na irrigação. Além de contribuir para a produtividade agrícola, a medida também favorece o uso mais racional da energia elétrica, evitando a concentração do consumo nos horários de pico do sistema elétrico. A expectativa é que a flexibilização aumente a eficiência da agricultura irrigada, reduza custos operacionais e fortaleça a segurança alimentar, ao permitir que a produção agrícola utilize de forma mais eficiente dois recursos essenciais: água e energia. Segurança hídrica e uso eficiente da água A ampliação da flexibilidade energética reforça a importância do planejamento integrado entre os setores de recursos hídricos, energia e produção agrícola. Nesse contexto, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) desempenha papel estratégico na promoção da segurança hídrica do País. Por meio da regulação do uso dos recursos hídricos de domínio da União, da emissão de outorgas, do monitoramento hidrológico e do acompanhamento das condições de disponibilidade hídrica; a Agência contribui para que a expansão da irrigação ocorra de forma sustentável e compatível com os múltiplos usos da água. A atuação da ANA permite que políticas públicas voltadas à irrigação sejam implementadas com base em critérios técnicos e em informações atualizadas sobre a disponibilidade dos recursos hídricos, contribuindo para a segurança de produtores, usuários e da população. A agricultura irrigada é uma das principais atividades econômicas dependentes da água no Brasil e exerce papel fundamental na produção de alimentos, na geração de emprego e renda e na segurança alimentar da população. Integração entre água, energia e produção A diretora-presidente interina da ANA, Larissa Rêgo, participou do evento de assinatura da Portaria, ao lado do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e demais autoridades. Durante o encontro, Larissa Rêgo falou sobre como a nova regulamentação representa um avanço na integração entre as políticas de recursos hídricos, energia e desenvolvimento regional. “A irrigação é uma ferramenta estratégica para a segurança alimentar, a geração de renda e o desenvolvimento regional. A ampliação dessa flexibilidade energética permite que os produtores utilizem a água e a energia de forma mais eficiente, respeitando as características de cada cultura e de cada região. A ANA contribui para esse processo ao fortalecer a gestão dos recursos hídricos e fornecer a segurança necessária para que políticas como essa sejam implementadas de forma sustentável e responsável”, explicou a diretora. Larissa também destacou a importância da articulação entre diferentes órgãos do governo federal para a construção de soluções voltadas ao fortalecimento da agricultura irrigada. “Essa é uma agenda que conecta água, energia, produção de alimentos e desenvolvimento. Ao longo dos últimos anos, tive a oportunidade de contribuir com esse debate e acompanhei a construção de soluções que conciliam segurança hídrica, eficiência produtiva e sustentabilidade. O resultado é uma medida que beneficia os produtores e fortalece a capacidade do País de produzir mais alimentos com responsabilidade no uso dos recursos naturais”, finalizou Larissa. A medida tem impacto especialmente relevante em regiões com forte presença da agricultura irrigada, como o Oeste da Bahia, um dos principais polos agrícolas do País, com mais de 400 mil hectares irrigados. Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok   Fonte: Ana Publicado em 08/06/2026 17h26
FNCBH inicia planejamento dos trabalhos para 2026 com foco no fortalecimento da governança das águas
O Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) iniciou, no começo de 2026, o processo de planejamento interno de suas ações para o ano, com o objetivo de organizar prioridades, alinhar estratégias e fortalecer a atuação dos Comitês de Bacias Hidrográficas em todo o país. Neste momento, a coordenação do Fórum vem realizando reuniões internas de planejamento, que antecedem a primeira reunião oficial do FNCBH em 2026, prevista para ocorrer no mês de março. Esse período tem sido dedicado à construção de uma agenda estratégica voltada ao fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, à ampliação da participação social e ao enfrentamento dos desafios relacionados à gestão das águas no atual contexto climático e institucional e, principalmente, na organização do 27º ENCOB – Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, previsto para novembro, em Fortaleza-CE. O novo ciclo de trabalho tem como perspectiva ampliar o diálogo federativo, fortalecer a participação social, apoiar os Comitês de Bacias em seus desafios institucionais e contribuir para a consolidação da Política Nacional de Recursos Hídricos, especialmente diante dos cenários de mudanças climáticas, eventos extremos e crescentes conflitos pelo uso da água. Para o Coordenador Geral do FNCBH, Maurício Marques Scalon, representante do CBH PN3/MG, 2026 será um ano estratégico para avançar na articulação nacional dos Comitês. “Iniciamos 2026 com o desafio de fortalecer ainda mais o papel dos Comitês de Bacias como espaços legítimos de governança das águas. Nosso foco é ampliar a articulação entre os Comitês, os órgãos gestores e a sociedade, garantindo que as decisões sobre os recursos hídricos sejam cada vez mais participativas, técnicas e alinhadas à realidade dos territórios”, destacou. A Coordenadora Adjunta I do FNCBH, Maria Cristina Bueno Coelho, do CBH Santo Antônio e Santa Tereza/TO, ressalta a importância do Fórum como espaço de integração e troca de experiências entre diferentes realidades do país. “O FNCBH tem um papel fundamental na integração dos Comitês de Bacias, respeitando suas diversidades regionais e fortalecendo a troca de experiências. Em 2026, queremos avançar na capacitação, na comunicação e no apoio aos Comitês, contribuindo para uma atuação cada vez mais qualificada e representativa”, afirmou. Já o Coordenador Adjunto II, Aridiano Belk de Oliveira, do CBH Baixo Jaguaribe/CE, destaca a necessidade de enfrentar os desafios atuais da gestão das águas com planejamento e cooperação. “Vivemos um contexto de grandes desafios, como a escassez hídrica, os eventos climáticos extremos e os conflitos pelo uso da água. O FNCBH seguirá atuando para fortalecer os Comitês de Bacias, promover o diálogo e contribuir para soluções integradas e sustentáveis para a gestão dos recursos hídricos”, pontuou. Ao longo de 2026, o FNCBH pretende intensificar sua atuação institucional, junto às instituições relacionadas com suas pautas, mais, ainda, no congresso nacional, fortalecer a comunicação com os Comitês de Bacias, apoiar processos participativos e contribuir para o aprimoramento das políticas públicas de recursos hídricos, reafirmando seu compromisso com a gestão democrática e sustentável das águas no Brasil.Como parte desse processo de transparência e organização institucional, o Fórum também disponibilizou em seu portal oficial o Termo de Referência para a contratação da empresa responsável pelo planejamento, organização, produção e execução do 27º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), que será realizado em Fortaleza (CE). A publicação do documento reforça o compromisso do FNCBH com a publicidade dos atos institucionais, permitindo que parceiros, patrocinadores, fornecedores e a sociedade acompanhem as etapas preparatórias do principal evento de recursos hídricos do país.