Notícias do FNCBH

Fórum Nacional participa do 1º Encontro Regional dos Comitês de Bacias Hidrográficas da região Norte

Fórum Nacional participa do 1º Encontro Regional dos Comitês de Bacias Hidrográficas da região Norte

Com a participação do FNCBH - Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, o 1º Ercob - Encontro Regional dos Comitês de Bacias da Região Norte - reuniu cerca de quatrocentos participantes, no Palácio Araguaia, em Palmas, entre os dias 2 e 4 de dezembro. O evento teve como objetivo integrar, fortalecer e fomentar a cooperação de recursos hídricos entre os estados do Tocantins, Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Roraima e Amapá.


O Encontro foi marcado pela troca de conhecimentos e experiências voltadas à preservação e uso sustentável dos recursos hídricos, bem como ao enfrentamento de desafios comuns, como eventos climáticos extremos e escassez hídrica. No decorrer do evento, vinte paineis abordaram temas relevantes para a gestão dos recursos hídricos, apresentando as atividades realizadas pelos comitês nos estados participantes. Além disso, debates conduzidos por GTs - Grupos de Trabalho, em educação ambiental e inclusão social enriqueceram as discussões, encerrando com uma mesa-redonda para troca de experiências.


Segundo a coordenadora de recursos hídricos da Semarh - Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Tocantins, Gorete Cordeiro, foi a primeira vez que o Estado organizou um evento dessa magnitude, com participação regional e nacional, incluindo a parceria do Fórum Nacional. Ela ressalta a relevância das interações e compartilhamento de ideias entre os estados, especialmente no contexto da região Norte, para integrar os sistemas estaduais de gerenciamento de recursos hídricos e fomentar a criação de comitês de bacias hidrográficas. De acordo com Cordeiro, o evento reuniu participantes de várias partes do Brasil, o que reforça a importância nacional da temática e reconhecimento regional.


O evento, em Palmas, concluiu o ciclo de encontros regionais de 2024, que foram realizados em todas as macrorregiões do Brasil: Sul (Florianópolis), Nordeste (João Pessoa), Sudeste (Belo Horizonte), Centro-Oeste (Brasília) e, por fim, Norte (Palmas). O sucesso da iniciativa reforça o compromisso com a gestão participativa e integrada dos recursos hídricos, consolidando o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.


Para Maurício Scalon, coordenador do FNCBH, os encontros regionais são uma iniciativa fundamental para o fortalecimento dos comitês de bacias no Brasil. “Esses encontros servem principalmente para dar protagonismo aos comitês, permitindo que discutam suas questões e demandas regionais, além de contribuírem para a organização do Encontro Nacional - Encob. E isso tem ocorrido com frequência e de uma maneira muito interessante, porque a gente passa a conhecer a realidade do Brasil inteiro”, afirma Scalon.


Aldo Araújo de Azevedo, diretor de recursos hídricos, destaca a troca com os comitês federais, que possuem maior experiência e abrangência, por integrarem múltiplos estados e trabalharem com instrumentos como a cobrança pelo uso da água. Além das discussões e aprendizados trazidos pelos outros estados, Azevedo ressalta a oportunidade de apresentar ações pioneiras do Tocantins, como o Centro de Recuperação de Águas Degradadas, uma iniciativa realizada em parceria com prefeituras, universidades, colégios agropecuários e a comunidade. O projeto é voltado à recuperação de nascentes, com a produção de mudas nativas do cerrado, fortalecendo a gestão integrada dos recursos hídricos. Por fim, o diretor comemorou o alcance do evento, que trouxe inovações tecnológicas e soluções adaptadas às realidades regionais, e destacou a importância de iniciativas como essa para fortalecer a gestão de bacias hidrográficas no Brasil. “Foi tudo excelente, sem entraves, e só nos trouxe coisas boas. Ficamos muito felizes com o resultado”, concluiu.


Com debates de alto nível e uma ampla representatividade, o 1º Encontro Regional da região norte deixa um legado de aprendizado e cooperação, fortalecendo a atuação dos comitês e a preparação para o próximo ENCOB, que será realizado em 2025.


Texto - Sarah Monteiro

Fotos - Ercob Norte