Notícias das Águas

Cogerh inicia transferência de água do Açude Aracoiaba para reforçar segurança hídrica da RMF

Cogerh inicia transferência de água do Açude Aracoiaba para reforçar segurança hídrica da RMF

Estratégia visa compensar a falta de recarga no Açude Pacajus e reforçar abastecimento de Fortaleza e municípios vizinhos


A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) iniciou, nesta sexta-feira, dia 1º de maio, a operação de transferência de água do Açude Aracoiaba para o sistema hídrico da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A medida integra mais uma ação da Companhia voltada à garantia da segurança hídrica dos reservatórios que abastecem a capital e municípios vizinhos.

O gerente de Operações da Cogerh, Anatarino Torres, destaca que o reservatório passou quatro anos seguidos sem transferir água para a rede integrada da RMF. A necessidade atual surgiu após o monitoramento dos primeiros meses da quadra chuvosa de 2026.

Os técnicos da Cogerh ficaram acompanhando o aporte dos reservatórios. Vimos que já tínhamos passado dois meses da quadra chuvosa, fevereiro e março, e nada do Pacajus aumentar o seu volume. Fizemos as simulações e levamos os cenários para o Comitê de Bacia da Metropolitana e para a Comissão Gestora do Aracoiaba“, explica Anatarino, ressaltando que a decisão foi tomada em conjunto com a sociedade, dentro do que rege a lei de gestão dos recursos hídricos do Ceará.

A água transferida é direcionada ao Açude Pacajus, que funciona como importante ponto de integração. “Essa perenização é fundamental para que o Pacajus continue, no decorrer do ano, transferindo água para o Pacoti. Através do Pacoti é que Fortaleza é abastecida, passando depois pelo Riachão e, por último, no Gavião, de onde cheja até a Estação de Tratamento da Cagece”, detalha o gerente.

A estratégia é favorecida pelo momento hídrico do Açude Aracoiaba, que hoje se encontra com cerca de 96% de sua capacidade total, próximo da cota de sangria. Esse volume elevado possibilita a transferência sem prejuízos ao atendimento das demandas locais.

De acordo com os estudos técnicos da Companhia, a operação poderá atingir vazões de até 5 m³ por segundo. O acerto firmado com a comissão gestora do açude Aracoiaba prevê que a transferência ocorra até o início de setembro, reforçando a capacidade de atendimento a cerca de 4 milhões de pessoas. O processo será continuamente monitorado e ajustado conforme a evolução das condições do reservatório.


Por

Publicado em: | Última atualização: 2 de maio de 2026